Medicina do Esporte

Medicina do esporte ou Medicina Esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar. Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade.

Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

O médico do esporte investiga a influência dos exercícios físicos sobre pacientes saudáveis ou doentes. E, assim, previne, trata e reabilita lesões, dores crônicas e patologias variadas.

Se o paciente apresenta algum problema, o médico do esporte recomenda atividades adaptadas ou técnicas adequadas para cuidar dele da melhor maneira possível. Essa orientação ainda serve para evitar o surgimento de outras doenças ou que novas lesões aconteçam.

Durante a prática dos exercícios, o médico também acompanha os resultados por meio de exames e avaliações. Verifica o desempenho do paciente, em quais âmbitos ele apresentou melhorias, além de averiguar qual é a capacidade de esforço do coração, da circulação e do metabolismo.

Dessa maneira, constata a evolução do paciente ou identifica o que é preciso fazer para ajustar a rotina prática às suas necessidades. Quando o trabalho é voltado para atletas, essa especialidade estuda também o tratamento de lesões, a orientação antes e depois de atividades físicas, o diagnóstico do tipo de esporte ideal para cada pessoa conforme seu biotipo, recomendações a respeito de hábitos diários e de alimentação, controle de métodos esportivos, entre outros.